Operação Tolerância Zero: Comerciantes de Rio das Pedras protestam contra remoções

A Avenida Engenheiro Souza Filho ficou bloqueada por quase 4 horas. Manifestantes se recusaram a sair e a polícia reagiu com armas de efeito moral.

Por: Fernanda Calé e Douglas Teixeira - Atualizado em 11/03/2020


Na manhã desta terça-feira (10) comerciantes que teriam suas lojas removidas na operação "Tolerância Zero" da prefeitura, decidiram protestar contra a situação. Os primeiros manifestantes chegaram à Avenida por volta das quatro e meia da manhã.

Entre as reivindicações está a construção de um camelódromo em algum terreno vazio na comunidade, saneamento básico e o manilhamento do rio Das Pedras, o rio que corta a comunidade.

Comerciantes pedem um camelódromo na comunidade. -Foto: Douglas Teixeira.

Desde ontem os comerciantes se mobilizavam para tentar achar uma alternativa as demolições, porém as conversas com a prefeitura não avançaram e no fim da tarde de ontem um grupo começou a organização do protesto que aconteceu na manhã de hoje.

O protesto que pretendia ser pacífico tomou rumos diferentes, com o passar do tempo as conversas com os agentes não davam o resultado esperado pelos comerciantes, que se negaram a sair da avenida Engenheiro Souza Filho. Os policiais avançaram e os manifestantes responderam atirando pedras e objetos na polícia.

Policiais dão apoio a operação "Tolerância Zero" - Foto: Portal RP

A Guarda Municipal reagiu com armas de efeito moral, o que dispersou a multidão. Um homem foi detido por atirar pedras nos policiais. O enfrentamento durou uns vinte minutos, até que os manifestantes foram aos poucos permitindo a entrada dos agentes da prefeitura.

Durante toda a manhã o que se viu foi uma corrida dos comerciantes para retirar tudo que se encontrava dentro dos boxes de comércio. Os agentes da Secretaria Municipal de Infraestrutura, habitação e conservação permaneceram trabalhando na comunidade até a tarde desta terça-feira.

Tratores fazem a demolição de construções as margens do canal da Areinha em Rio das Pedras - Foto: Del Macêdo

Segundo a prefeitura, cerca de 200 imóveis foram notificados por agentes da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) e devem ser demolidos. A ação de hoje contou com as Secretarias da Fazenda, de Ordem Pública (Seop), Conservação, RioLuz e Comlurb. A Polícia Militar e a Guarda Municipal também apoiaram a operação.

A prefeitura informou que a Subsecretaria de Habitação já cadastrou 13 famílias no auxílio habitacional temporário, e que seguirá cadastrando outras famílias no decorrer da semana.

https://www.youtube.com/watch?v=8-uz1eNB2w0&t=1s

O Portal RP vai continuar acompanhando o caso.

195 visualizações

Um comentário para “Operação Tolerância Zero: Comerciantes de Rio das Pedras protestam contra remoções”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *