Corona Vírus: 25% dos testes realizados em Rio das Pedras deram positivo

Nesta segunda-feira, a Prefeitura divulgou o resultado de testes realizados na comunidade. Em número de casos, Rio das Pedras só perde para a Cidade de Deus.

Por: Wellington F. Melo. - 22/06/2020.


O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, divulgou nesta segunda-feira (22) os resultados da primeira etapa de testes para detecção e letalidade da Covid-19, feito pela Prefeitura em parceria com o Ibope.

Os testes foram feitos em seis locais do Rio de Janeiro, Rio das Pedras, Cidade de Deus, Maré, Rocinha, Realengo e Campo Grande. Foram 3.210 testes no total, no qual 17,3% (556 testes) deram positivo para a Covid-19, sendo que desses positivos, 52% (torno de 259 casos) eram assintomáticos (quando se tem o vírus, mas não desenvolve nenhum sintoma).

Resultado dos testes de Covid-19 feito em seis localidades do Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/Site Prefeitura)

Se tratando de Rio das Pedras, a situação ainda é mais alarmante, pois 25% dos testes deram positivo, média maior que a total. O Rio das Pedras perde somente para a Cidade de Deus em relação ao número de casos positivos testados, que concentrou 28% de positivos. Segundo estimativa da Prefeitura com base nesses resultados, podemos ter 39,8 mil pessoas contaminadas.

Resultados positivos e negativos dos testes de Covid-19 (Foto: Reprodução/Site Prefeitura)

Quanto a letalidade dos casos - número de mortos em relação ao total de infectados - o Rio das Pedras concentrou 0,2% de casos, o menor índice entre as seis localidades. Essa pesquisa se divide em cinco etapas, a segunda começará no dia 01 de julho, com o objetivo de acompanhar a velocidade do contágio do novo coronavírus.

Estimativa de casos positivos e taxa de letalidade (Foto: Reprodução/Site Prefeitura)

Confira os dados dos testes realizados em Rio das Pedras

Quantidade de testes realizados: 500 testes
Quantidade de resultados positivos e negativos: 125 (25%) positivos / 375 (75%) negativos
Positivos com e sem sintomas declarados: 45 apresentavam sintomas / 80 não apresentavam sintomas
Projeção de casos positivos na comunidade: 39.881 casos
Taxa de letalidade: 0,2%

Como as pessoas foram testadas?
Segundo a Prefeitura, o levantamento foi feito com indivíduos de 18 anos ou mais, residentes na cidade do Rio de Janeiro. As áreas, domicílios e indivíduos que participaram do trabalho foram escolhidos por meio de sorteios randomizados (processo de seleção em que cada paciente tem a mesma probabilidade de ser sorteado para formar a amostra ou para ser alocado em um dos grupos de estudo).

Leia também:

332 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *